DISTRIBUIDORES

Entende-se por distribuidor todas as atividades relacionadas com a venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso comercial. Não fazem parte dos distribuidores os fabricantes e agricultores, que lidam basicamente com a produção, nem os varejistas.

distribuidores

Os distribuidores diferem dos varejistas em vários aspectos, como por exemplo,

as transações são comumente maiores dos que as realizadas no varejo, e em geral os distribuidores cobrem uma área maior de comércio do que os varejistas e muito importante salientar também que os negócios do governo com os atacadistas e com os varejistas são diferentes, no que diz respeito a regulamentações e impostos. Por que existem os distribuidores afinal? Por que os fabricantes não vendem diretamente aos varejistas ou aos consumidores finais? Em geral os distribuidores são utilizados por sua eficiência em uma ou mais das seguintes funções:
– Vendas e promoção: Os distribuidores dispõem de uma força de vendas que ajuda os fabricantes a atingir pequenos clientes comerciais a um custo relativamente baixo.
– Compras e formação de sortimento: Os distribuidores são capazes de selecionar produtos e formar o sortimento de que seus clientes precisam, poupando-lhes um trabalho considerável.
– Quebra de lotes de compra: Os distribuidores conseguem reduzir custos para seus clientes por meio da compra de grandes lotes e da sua posterior divisão de lotes menores.
– Armazenagem/Movimentação: Os distribuidores mantêm estoques, reduzindo, portanto, os custos e os riscos de estocagem para fornecedores e clientes.
– Transporte: Os distribuidores quase sempre oferecem uma entrega mais rápida aos clientes, por estar mais perto deles.
– Financiamento: Os distribuidores financiam os clientes, concedendo-lhes crédito, bem como os fornecedores, fazendo pedidos antecipadamente e pagando suas faturas no prazo.
– Administração de riscos: Os distribuidores absorvem parte do risco ao assumir a posse dos produtos e arcar com os custos de contingências, como roubo, danos, obsolescência, etc.
– Informações de mercado: Os distribuidores fornecem informações a fornecedores e clientes com relação às atividades de seus concorrentes, novos produtos, preços, ou seja, executam monitoramento ambiental.
– Serviços de gerenciamento e consultoria: Muitas vezes, os distribuidores ajudam os varejistas a melhorar suas operações, treinando funcionários de vendas, auxiliando layout e a exposição das mercadorias nas lojas e estabelecendo sistemas de contabilidade e controle de estoques.
O distribuidor cresceu nos Estados Unidos e Brasil nos últimos anos e vários fatores explicam este fato: O crescimento de grandes fábricas localizadas relativamente longe dos principais compradores, a produção antecipada de pedidos em vez de em resposta a pedidos específicos, um aumento no nível de fabricantes e usuários intermediários e a crescente necessidade de adaptação dos produtos às demandas de usuários intermediários e finais em termos de quantidades, embalagens e formas. Um grande limitador nesses últimos anos foi à crescente pressão de novos concorrentes, clientes exigentes, novas tecnologias e programas de compras diretas por parte de grandes compradores empresariais, institucionais e varejistas. Diante disto, foram obrigados a desenvolver estratégias apropriadas para competir e ficar no mercado.

FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/quais-as-funcoes-de-um-distribuidor/21308/

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