Como contratar colaboradores ?

Quando você está planejando uma nova empresa ou preparando o lançamento de um pequeno negócio, é difícil saber quais tarefas delegar, o que pode esperar e o que precisa ser resolvido imediatamente. Uma das áreas onde você deve realizar grande parte do trabalho pessoalmente é a contratação. Se você conseguir a mistura certa de pessoas trabalhando em sua empresa, ela terá uma chance muito maior de sucesso.

Apesar do fundador de uma empresa geralmente exercer muitas funções durante os primeiros anos –eu cuidei de tudo, de trabalho secretarial à contabilidade nas minhas primeiras empresas–, você terá que delegá-las assim que sua empresa crescer. Pode ser difícil até mesmo imaginar isso agora, mas você deve contratar tendo em vista o dia em que você terá que delegar até mesmo sua posição de presidente-executivo e
deixar as operações diárias de sua empresa para que possa se concentrar em assegurar que seus negócios estejam preparados para o que vier a seguir.
 
Como escrevi em colunas anteriores, foi em parte devido à minha dislexia que aprendi cedo a delegar – havia algumas tarefas com as quais eu tinha dificuldades. Quando estávamos prontos para lançar a Virgin Atlantic, eu percebi quão importante seria a habilidade de delegar, já que eu não tinha experiência no setor aéreo. Em questão de semanas, nós reunimos uma equipe de especialistas em aviação para misturar com nossos administradores experientes da Virgin. Juntos, eles trabalharam na criação e no fornecimento do tipo de serviço que almejávamos.

A contratação das pessoas certas é uma habilidade, e você fica melhor com a prática, mas há alguns bons atalhos que podem ajudar você a aprender rapidamente. Aqui estão minhas dicas para identificação de ótimas pessoas e para a formação de sua equipe.

Uma ótima personalidade vai longe

Durante a entrevista de emprego, você precisa encontrar formas de decidir se um candidato se encaixa na cultura de sua empresa. Uma ótima forma de testar isso pode ser pedir a dois ou três funcionários que vão trabalhar com essa pessoa a se juntarem a você em algum momento na entrevista e para virem preparados com algumas perguntas próprias.
 
Quando seus funcionários começarem a falar com o candidato, é hora de você escutar. Como todos estão se dando? Apesar de ser esperado um pouco de embaraço e nervosismo, procure uma pessoa que seja divertida, amistosa e que se importe, porque será uma pessoa que provavelmente entenderá o trabalho em equipe e ajudará os outros.

Um currículo é apenas um pedaço de papel

 
A seguir, o currículo da pessoa pode ter um papel. Uma boa pergunta a ser feita ao candidato é o que ele não incluiu. Apesar de você poder precisar contratar especialistas para algumas posições, procure por pessoas que foram bem-sucedidas em diferentes setores e empregos – elas são versáteis, com talentos transferíveis e podem resolver problemas criativamente.
 
Acima de tudo, não se prenda às qualificações. Uma pessoa com múltiplos diplomas em seu campo nem sempre é melhor do que alguém com ampla experiência e uma ótima personalidade.
 

Arrisque-se com as pessoas

 
Quando estiver entrevistando, é possível que um candidato possa dizer algo tão interessante sobre seu setor ou negócio que você vai querer continuar a conversa após o final da entrevista. O currículo dessa pessoa pode não ser o certo e ela pode ser um pouco diferente das demais pessoas em sua equipe, mas essa pode ser uma boa chance de correr um risco e contratá-la assim mesmo.
 
Essas pessoas podem parecer excêntricas no início, mas na minha experiência, elas podem se tornar indispensáveis. Uma pessoa independente que vê oportunidades onde outros veem problemas pode energizar todo seu grupo.
 

Sempre que possível, promova pessoas de dentro

 
Se o tempo todo você contratou ótimas pessoas, quando um executivo ou gerente sai, você deve preencher o cargo com alguém de dentro se possível. A chave é manter um fluxo constante de fortes candidatos em todas as posições, especialmente nas vagas de nível de entrada que sua concorrência pode ignorar.
 
Na Virgin Active South Africa, nós fizemos questão de contratar jovens talentosos que podem vir a administrar seus próprios negócios algum dia. Xiki Baloyi, por exemplo, iniciou sua carreira na Virgin Active em 2003 como recepcionista – ela tinha treinamento em gestão de esportes, mas não conseguia encontrar uma posição nessa carreira. Mas a habilidade de Xiki com pessoas chamou a atenção e ela logo foi promovida ao posto de instrutora de fitness, onde ela demonstrou seu compromisso em deixar os membros em forma e motivados a treinar. Nos últimos sete anos ela foi promovida várias vezes; em 2013, ela foi nomeada gerente-geral assistente de nosso novo Alice Lane Health Club.

Quando considerar trazer uma pessoa nova

Se você está em uma situação onde seus negócios estão estagnando ou presos em um problema, pode ser a hora de trazer pessoas talentosas de fora da empresa. Duas das contratações de maior destaque do Virgin Group foram John Borghetti, atualmente presidente-executivo da Virgin Austrália, e Craig Kreeger, presidente-executivo da Virgin Atlantic. John trabalhou na Quantas Airlines e Craig trabalhou na American Airlines, de modo que eles conheciam muito bem nossa concorrência, e puderam nos dar uma visão fresca de nossos negócios.
 
Ótimas contratações levam tempo e exigem uma boa dose de curiosidade. Você precisa se encontrar com muitas pessoas, perguntar sobre elas e suas carreiras, falar sobre você e sua empresa. Então relaxe e seja você mesmo – as pessoas que você vier a escolher, afinal, exercerão um grande papel na aventura compartilhada de vocês de construir um negócio.
 
FONTE: http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/richard-branson/2013/09/26/como-contratar-colaboradores.htm
 
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