PageRank: o seu site é mesmo importante para o Google?

No último texto, expliquei um pouco sobre o que é e como funciona o Search Engine Optimization (SEO). Nele, citei alguns fatores a serem trabalhados para otimizar um site e também mencionei a relação entre o Page Authority e o PageRank.

E é sobre isso que iremos falar hoje: o PageRank.

Ele se refere a uma métrica criada pelo próprio Larry Page, que é utilizada pelo algoritmo do Google para compreender a importância que um site tem para o buscador. Essa relevância é divulgada ao público em uma escala de 0 a 10, por meio da toolbar do Google.

Veremos que o PageRank (ou PR) está diretamente relacionado aos fatores externos (Off-Page) em uma otimização, mais precisamente da aquisição dos links externos.

Os buscadores encontram as páginas por meio de links de outros sites já indexados, por isso, temos uma técnica de SEO chamada Link Building, que visa organizar não só a arquitetura interna, mas principalmente conquistar links externos de outros sites.

Sendo assim, os objetivos das estratégias de Link Building são:

  • Conseguir acessos para seu site;
  • Conquistar uma maior relevância para a sua página junto ao Google;
  • Conseguir melhor posicionamento.

Deste modo, veremos que boas estratégias de Link Building ajudarão sua página a ser mais “importante” para o Google.


Já vimos que as estratégias de Link Building ajudam a melhorar o posicionamento e a relevância para o Google. Aí fica a pergunta: se o Link Building consiste na aquisição de links para um site, quanto mais links forem conseguidos, melhor será o ranking para o Google e o posicionamento do site?

Não necessariamente. O PageRank não é só uma avaliação da quantidade de links que um site recebe, mas principalmente da qualidade destes links. E quando falo em qualidade, quero dizer que não basta ser de um site com muitos acessos e bem relevante – ele tem que ser relevante para o ASSUNTO/TEMA da sua página.

Fazendo uma analogia, o Anderson Silva é uma pessoa famosa e conhecida, certo? Mas, se ele disser que você é um ótimo tenista, isso pode não ser tão relevante, pois, até onde se sabe, o Anderson não é um especialista em tênis, mas sim em MMA. Porém, se o Rafael Nadal disser que você é um bom tenista, essa opinião será relevante, pois ele é uma pessoa reconhecida nesta área e com capacidade para avaliar isso.

O mesmo acontece com o PR. Não adianta a indicação de um monte de páginas sem expressão e principalmente que não tenham “expertise” no assunto do seu site – são necessários links relevantes para o assunto que você aborda. 

Outro fator externo a ser trabalhado dentro de uma estratégia de Link Building são os “textos âncoras”. Eles ajudam a indicar para os buscadores um possível assunto relevante daquela página.

Isto é, se colocarmos um link para o site da uma agência na palavra “agência de propaganda”,  estaremos ajudando os buscadores a identificar que o site pode ser relevante para esta expressão, o que ajudará em seu posicionamento e relevância frente aos buscadores. Já se este link for colocado na expressão “Clique Aqui”, a relevância certamente não será a mesma.

Dica: Procure “linkar” em seu site/blog páginas que tenham conteúdo relevante e que você já tenha percebido que não existem barreiras para que eles possam “linkar” outros sites. Isto é, existem sites que evitam fazer links externos, mas, se este não for o caso, procure citar estas fontes em seu site e fazer links de artigos interessantes. Desta maneira, poderão reparar o tráfego vindo de seu site/blog e, assim, fazer um link para alguma matéria ou conteúdo seu.

Este trabalho é chamado de “OutBound Links” e é um grande exemplo de como conseguir bons links de forma natural e principalmente legal, além de ser bastante funcional.

Cuidado: Existem “redes” e práticas de troca de links que prometem ajudar na relevância e posicionamento de sua página, porém, estes procedimentos podem ser considerados Link-Farm, uma técnica de Black Hat SEO em que  muitos sites acabam sendo punidos pelo Google.

Se conseguir um PageRank alto, ficarei melhor posicionado que os sites de PR inferior?

Nem sempre. Infelizmente, o PR não é uma métrica bastante confiável. Procure fazer seu trabalho de SEO sem ficar “bitolado” quanto ao seu atual PR.

Ele é uma métrica pouco atualizada, na qual o Google chega a demorar mais de 3 meses para atualizar dados e, por isso e por outros fatores, nada impede que um site de PR inferior ao seu esteja melhor posicionado em uma busca.

Resumindo, não fique preocupado com o PR, ele não é um fator extremamente determinante, mas, sem dúvidas, ele pode te ajudar a identificar sites relevantes quanto ao seu conteúdo. Você pode olhar qual o atual PR de sua página instalando o Google ToolBar ou através deste site.

Atenção: não confunda métrica com a estratégia. O PR pode não ser tão importante, mas com certeza a estratégia de Link Building é uma das mais importantes dentro de um trabalho de SEO.

Caio Monteiro é diretor de mídia e métricas da ContraMestre Agência Digital, onde atende e coordena a atual campanha de comunicação digital da dupla Victor e Leo. Especialista em SEM (Search Engine Marketing) e em lojas-virtuais, trabalha com SEO e com as ferramentas Google há vários anos. É graduado em Publicidade e Propaganda com MBA em Gestão de Marketing pela ESAMC, possui extensão em Marketing de Serviços pela ESPM-SP e em Planejamento de Mídia em Meios Digitais pela Jump Education.


FONTE: http://corporate.canaltech.com.br/coluna/seo/Link-Building-o-seu-site-e-mesmo-importante-para-o-Google/

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